segunda-feira, 23 de julho de 2012

A Casa dos Cariris 1 (15/02/2011)

ARTE E LEITURA
 “I have always dreamed of a new art, a really new art … In this different art, the artist takes off from life … Do not look for paintings, sculpture, the dance, or music. The artist disclaims any intention to provide them. Something to take place: a happening.” Allan Kaprow, 1959
LEPEKE, Andre; MEYER-HERMANN, Eva; ROSENTHAL, Stephanie; KAPROW, Alan. 18 happenings in 6 parts. O livro foi publicado na ocasião do evento “Allan Kaprow: 18 hapennings in 6 parts” realizado em Munique em 2006 e está disponível na livraria Amazon <http://www.amazon.com/Allan-Kaprow-18-Happenings-Parts/sim/3865214886/2>.

ARTE & GASTRONOMIA EM FOCO
Casa dos Cariris
Many hapennings in 3 parts
Parte 1.

Ao selecionar restaurantes onde existem conteúdos comuns à arte e à gastronomia, imediatamente veio o desejo de incluir nesta coluna A CASA DOS CARIRIS, um lugar de exceção, já que não se trata de um restaurante, mas da residência do casal Lourdes Hernandez e Felipe Ehrenberg. Ambos são os mentores de uma proposta peculiar e estimulante que oferece possibilidades múltiplas e simultâneas de experiências intelectuais, culturais e sensíveis. A reunião destes elementos com significados densos, mas ao mesmo tempo dentro de uma abordagem incrivelmente lúdica e alegre, potencializa a força do acontecimento. O programa é extremamente atraente, mas por enquanto infelizmente para os poucos e afortunados convidados.
O casal de mexicanos, Lourdes, jornalista e cozinheira, e Felipe, neologista e artista plástico, veio para o Brasil em 2001 quando este último assumiu o cargo de adido cultural do México em São Paulo. Os dois se apaixonaram pelo nosso país e aqui ficaram. O nome da casa foi escolhido por estar localizada na Rua dos Cariris. Lourdes chama a proposta de “paladar”. Ela conta que o conceito vem da novela “Vale tudo” na qual Regina Duarte interpretou o papel de uma mulher que, buscando alternativas de subsistência, iniciou um negócio não formal de comida. A novela foi transmitida em Cuba e teve um impacto muito grande nos espectadores. Lá algumas pessoas deram forma a este conceito que chegou ao México como ideia de cozinhar em casa. Lourdes e Felipe incorporaram a prática ampliando a proposta ao reunir conteúdos do campo da literatura e da arte.
Entre 1995 e 2001, o casal abria informalmente sua casa no México, com esta proposta, em dias escolhidos conforme a inspiração, a disposição e a oferta no mercado de ingredientes. Quando se mudaram para o Brasil, reiniciaram a prática. Mas aqui, o interesse e a curiosidade pela cultura e culinária mexicana foram tão grandes que Lourdes concentrou suas pesquisas investigando o assunto, aprendendo coisas sobre sua própria cultura que só foram possíveis graças ao distanciamento com seu país. Para quem gosta de coisas fortes e condimentadas, o resultado é magnífico! Uma verdadeira imersão sem precisar de avião, em uma atmosfera que transpira a cultura deste país.
No que diz respeito à literatura, para Lourdes, o ato de cozinhar e escrever acontece junto. A concepção de cardápios, receitas e produção de encontros ocorrem em diálogo com a escrita de textos nos quais reflexões e comentários sobre a vida, sobre a arte e sobre a comida enriquecem a experiência poética, sensória e intelectual. Quanto à arte, esta se mostra presente em toda parte. Ela está nas obras não só de Felipe, renomado artista contemporâneo com uma trajetória internacional de peso, mas também nas produções de muitos de seus amigos artistas. Contudo, não são somente estes objetos, desenhos, pinturas e gravuras que contribuem para o aporte artístico. O próprio ato de cozinhar e principalmente o evento como um todo são assumidos pelo casal como proposições artísticas. O encontro entre as pessoas que participam destes eventos catalisa a experiência, transformando-a em um verdadeiro happening. Relacionando a proposta da CASA DOS CARIRIS com o pensamento do filósofo Bakhtin, Lourdes e Felipe reiteram: a casa abre-se em festa para que seus visitantes compartilhem momentos ricos na esfera sensória e cognitiva, de modo que as potencialidades de uma experiência plural plena de vida possam ser alcançadas.
Quer mais? Leia a coluna na semana que vem...
Se você deseja entrar em contato com A CASA DOS CARIRIS o e-mail é: guisandeira@gmail.com
Para conhecer melhor a produção de Felipe Ehrenberg visite o site: www.ehrenberg.art.br.

ARTE IMPERDÍVEL
Ocupação Haroldo de Campos – H LAXIA no Instituto Itaú Cultural. Av. Paulista 149, tel 2168-1777 (metrô Brigadeiro). 3ª a 6ª,9h/20h; sab. dom. e fer., 11h/20h. Grátis. <http://www.itaucultural.org.br>. Até 10/04.

Nenhum comentário:

Postar um comentário