segunda-feira, 23 de julho de 2012

THE BRIDE - Joana Vasconcelos no CENTQUATRE


Joana Vasconcelos
The Bride, 2012.

Para aqueles que se encontram em Paris ou planejam uma estadia nas próximas semanas, recomendamos uma visita ao CENTQUATRE para ver a obra The Bride da artista portuguesa Joana Vasconcelos. A exposição, inaugurada em 5 de julho permanecerá aberta ao público até 18 de setembro.
Rompendo com a linhagem de artistas homens que ocuparam os suntuosos recintos nas exposições anuais do Castelo de Versailles, Jeff Koons, Xavier Veilhan e Takashi Murakami, este ano a convidada foi Joana Vasconcelos. Entre 19 de junho a 30 de setembro, a artista marca um “début” poético feminino no diálogo com as paredes do castelo, já causando polêmica. Apesar da insistência tenaz de Joana Vasconcelos em incluir The Bride na mostra de Versalles, a recusa pela curadora Catherine Pégard foi definitiva. As exposições simultâneas em locais tão distintos, no suntuoso castelo, emblema histórico imbuído de tradição e memória, e no Centquatre, espaço no qual a vitalidade contemporânea emerge com vigor, estabelecem um contraponto que adensa os conteúdos e significados dos trabalhos e amplia as possibilidades de reflexões sobre as questões abordadas.
Na obra The Bride, Joana Vasconcelos cria um diálogo entre o passado e o presente. Ela desloca para a realidade quotidiana contemporânea todo o glamour do classicismo francês, e desmonta o mito que envolve as noções de nobreza e poder, reivindicando a presença do universo particular feminino em um mundo no qual a mulher esteve tanto tempo sob o jugo da autoridade masculina.
À primeira vista, o visitante se vê frente a frente com um imponente e suntuoso lustre de cinco metros de altura. Ao aproximar-se percebe que os pedaços de cristal que constituem a peça nada mais são do que uma infinidade de tampões higiênicos femininos. 
Joana Vasconcelos
The Bride, 2012
Detalhe da obra

Com certeza, depois (ou antes) de um corpo a corpo com The Bride no Centquatre, uma visita ao Castelo de Versalles é sem dúvida um programa a não perder.

Le Centquatre
5, Rue Curial
75019 – Paris



Nenhum comentário:

Postar um comentário